Tanquinho: Era a parada dos tropeiros que vinham da capital do império Rio de Janeiro rumo a São Paulo, não somente eles como também Bandeirantes caçadores e até Dom Pedro I. Este Bairro propicia a criação do município em 1953. Atualmente o Fórum Municipal e a igrejinha histórica do Bom Jesus, construída em 1880[20], estão situados no bairro.

Romanópolis e Centro: O bairro surge devido à implantação da filial da fábrica de lixas Gotthard Kaesemodel, proprietária da marca “Lixas Tatu”, sendo originalmente chamado de Parada da Vila Romanópolis, é a fábrica que atraí a construção da estação de trem. Hoje o bairro concentra a sede administrativa do executivo, a Prefeitura Municipal, do legislativo, a Câmara Municipal, além do comércio concentrado na Avenida 15 de Novembro, e de casas de classe média alta e casarões históricos.

Vila Corrêa: Seu fundador Antonio Bernardino Corrêa veio jovem para o Brasil, morando em diversas regiões e depois se instalando no estado de São Paulo, onde passou a investir em terras no município de Ferraz fundando assim o bairro. Hoje é um dos principais bairros de Ferraz, pela presença do Hospital regional Doutor Osiris Florindo Coelho, do comércio do setor de mecânica e vastas residências.

Vila Santo Antônio: De acordo com o testemunho de munícipes o bairro surgiu em meados da década de 1950, é importante devido a presença de indústrias e fábricas, além de comércio significativo e a criação da área pastoral Santo Antônio, que irá elevar à condição de Matriz a igreja de quase trinta anos.

Vila Margarida: Há quem diga que inúmeras pessoas migraram para o bairro devido a possível projeção de desenvolvimento. A maioria das famílias se instalou em sítios e chácaras formando grandes loteamentos habitacionais na área. O bairro porém só veio receber devida atenção nos últimos anos, coma criação de escolas, postos de saúde e ginásio de esportes.

Parque São Francisco: Era o antigo Sítio das Ovelhas, o Parque São Francisco nasce em agosto de 1971, e desde então cresce rapidamente, o progresso do bairro ocorreu de forma rápida. Atualmente se situa no bairro a Estação Antonio Gianetti Neto, sendo considerado um dos bairros mais distantes do centro da cidade, localizado com área até à divisa com Guaianazes. O CIC – Centro Integrado de Cidadania, que oferece serviços sendo similar ao ‘poupatempo’ do governo do estado, fica localizado no bairro, além da Escola Técnica Estadual de Ferraz de Vasconcelos (ETEC), e a Matriz São Francisco de Assis.